“Olimpíadas dos games” tem data e local definidos, mas ainda faltam os jogos

“Olimpíadas dos games” tem data e local definidos, mas ainda faltam os jogos

Os esports deveriam ser incluídos nos Jogos Olímpicos? Alguns defendem que os games competitivos tem todas as características necessárias para se tornar esportes olímpicos, enquanto outros creem que a inclusão abriria as portas para muita corrupção e sujeira. Enquanto o Comitê Olímpico Internacional não dá um parecer sobre o assunto, uma iniciativa de terceiros busca preencher esse espaço com o eGames.

Um cenário bem completo de como deverá funcionar o eGames foi apresentado durante o London Games Festival, no início de abril. A competição colocará as equipes, ou “eTeams”, de diversos países para competir por medalhas de ouro, prata e bronze em cada jogo eletrônico, de modo similar aos Jogos Olímpicos oficiais. Pessoas importantes dos eSports, esportes e mídia, com o apoio do governo do Reino Unido e do estúdio Pinewood, formarão o Comitê Internacional da eGames (IEGC), responsável garantir inclusão e diversidade na competição, a jogabilidade responsável e boas práticas.

A primeira edição, paralela aos Jogos Olímpicos Rio 2016, será uma demonstração nos dias 15 e 16 de agosto na British House para apresentar o que a competição pode trazer, e tem os eTeams do Canadá, Brasil, Estados Unidos e Grã-Bretanha como representantes iniciais. Ainda que falte menos de dois meses, não há nenhum jogo confirmado para a competição, o que não é muito otimista para uma edição que quer “mostrar o movimento para o mundo” e “promover o jogo competitivo para os não-gamers”.

Definitivamente é uma ideia bem intencionada, mas fica a questão de como será a adesão dos jogadores profissionais. Além das medalhas, nenhuma outra premiação está em jogo na competição, e não dá para ver um time de alto nível no Counte-Strike, por exemplo, deixando um Major de lado para pegar horas de voo por um pedaço de metal banhado a ouro. Principalmente se as qualificatórias acontecerem 10 dias antes do campeonato principal..

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *