Atualização 9.1: O início da temporada 2019

Atualização 9.1: O início da temporada 2019

A primeira atualização do ano geralmente traz mudanças drásticas ao League of Legends. Porém, a Atualização 9.1 não seguiu a tendência. Com apenas três campeões sofrendo grandes alterações, o novo patch deve ter um impacto menor do que o esperado no ambiente competitivo.

Kalista, Ornn e Sejuani

Três campeões que estavam enfraquecidos receberam buffs nesta atualização. Isto não significa necessariamente, porém, que veremos todos eles aparecendo nos nossos torneios favoritos.

Kalista

Kalista

A Lança da Vingança recebeu aumentos carinhosos da Riot em seu Dano de Ataque (DdA) base, no crescimento de DdA por nível e em seu crescimento de Velocidade de Ataque (VdA) por nível. Além disso, o Perfurar (Q) recebeu um aumento generoso em seu dano, especialmente em níveis mais altos. Por outro lado, o Lacerar (E) teve seu dano causado a monstros épicos (Barão e Dragões) reduzido pela metade.

Os buffs da Atualização 9.1 não devem ser suficientes para colocar a Kalista de volta no meta. Com certeza a atiradora será uma escolha mais viável no novo patch, mas ainda há escolhas melhores. É importante lembrar também que o nerf no Lacerar (E) limita muito a utilidade característica da campeã em ajudar a garantir objetivos neutros. Ainda assim, buffs são buffs, e jogadores que são conhecidos por jogarem bem com a Kalista, como Stixxay da CLG, podem pensar em utilizá-la no começo da temporada. Só não temos certeza ainda de que os buffs serão suficientes para que sejamos agraciados pela famosa Kalista do brTT.

Ornn

OrnnUm dos campeões mais populares nos últimos metas de tanques, Ornn ficou meio sumido recentemente. A Atualização 9.1 vem para tentar consertar isto com aumentos em sua Vida Máxima, Regeneração de Vida, Armadura e até em seu DdA base. Além disso, Ruptura Vulcânica (Q) e Investida Calcinante (E) tiveram seu custo de mana reduzido. Fôlego do Fole (W) perdeu seu escudo, mas agora dá mais dano e Ornn não pode ser parado durante o uso. Não podemos esquecer de mencionar também que novos itens especiais de Ornn estão disponíveis e bem fortes.

Os custos de mana mais leves e o dano aumentado poderiam ajudar Ornn a sobreviver a rota do topo melhor. Ainda assim, O Fogo sob a Montanha sofre muito contra campeões que estão fortes no momento, portanto não deve voltar a ser uma escolha prioritária para top laners. Na verdade, Ornn pode ser adaptado para a selva para voltar a ser viável por enquanto.

Sejuani

SejuaniSejuani praticamente não era uma campeã nas últimas atualizações. Para tentar colocar a Fúria do Norte de volta no mapa, a Atualização 9.1 trouxe mudanças drásticas. A durabilidade oferecida pela sua passiva foi diminuída, mas a duração do efeito foi aumentada. Seus crescimentos de Vida Máxima por nível, de Armadura por nível e Resistência Mágica por nível foram buffados. Suas resistências base e DdA base também foram melhorados. Todas as habilidades básicas de Sejuani receberam aumentos em dano, principalmente o Congelamento Permanente (E), que no nível máximo da habilidade passou de aplicar 80 de dano para 200, o que é um aumento absurdo.

Boas resistências iniciais e um sólido dano base remete a suportes. Arrisco dizer que Sejuani poderá ser usada na rota inferior como alternativa a Alistar e Braum, por exemplo. A boa sinergia com campeões sem alcance ainda traz possibilidades de outros campeões para acompanhá-la na bot lane, como Yasuo e Irelia. Se a campeã se provar uma opção viável como suporte, poderá se tornar uma escolha flexível útil para o cenário competitivo. De qualquer maneira, um retorno à selva das competições profissionais parece iminente para Sejuani.

Mudanças menores da Atualização 9.1

Nasus, Vayne e Xayah foram os únicos outros campeões que receberam mudanças relevantes.

Nasus

Os stacks de Nasus contra tropas grandes, monstros grandes ou campeões foram dobrados, de 6 para 12. Isso pode fazer alguma diferença na solo queue, mas o kit do campeão ainda é antiquado demais para que o buff justifique uma aparição no competitivo.

 

 

VayneVayne é uma campeã dependente de situações e match ups favoráveis para contribuir em peso. Na Atualização 9.1, a Caçadora Noturna recebe 50% de Tempo de Recarga reduzido em seu Rolamento (Q) enquanto Hora Final (R) estiver ativa. Isso oferecerá mais mobilidade a Vayne e poderá fazer dela uma opção mais independente, e portanto mais procurada.

 

XayahXayah recebeu um daqueles buffs que parecem insignificantes mas podem fazer a diferença, especialmente quando com Rakan ao seu lado. O aprisionamento de Invocadora das Lâminas (E) terá uma duração de 1.25 segundos ao invés de 1 segundo. Sim, parece pouco, mas partidas de League of Legends são definidas nos milésimos de cada jogada, então 25 centésimos a mais para o time reagir pode ser uma utilidade valiosa.

Atualização 9.1 no competitivo

A Atualização 9.1 entra em vigor já na primeira rodada do CBLOL. Com poucas mudanças em relação ao patch anterior, pouco deve mudar. Se você acompanhou a Superliga ABCDE, não espere diferenças radicais em relação às seleções de campeões do torneio. Aatrox, Urgot, Irelia, Galio e Nocturne ainda devem ser as escolhas mais contestadas.

Uma possível diferença será na rota inferior. Itens de aumento de escudo e cura receberam buffs na Atualização 8.24b, o que pode fazer com que campeões como Lulu, Janna e Nami apareçam, se o contexto das seleções de campeões permitirem.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *