Atualização 9.2: O começo de um novo meta?

Atualização 9.2: O começo de um novo meta?

A Atualização 9.2 é o primeiro grande patch de 2019. Com ela, vêm a nova temporada da solo queue, grandes nerfs a campeões que estavam dominando o meta e mudanças que podem viabilizar outros campeões para os torneios profissionais.

Experiência na Selva:

Abater monstros na selva ainda concede a mesma quantia de experiência (EXP) no início da partida. Porém, o crescimento deste atributo foi diminuído ao longo do jogo. Para muitos, isso acabou com o impacto dos junglers na partida, mas se olharmos com cuidado, veremos que deve significar apenas uma mudança no meta e os jogadores da selva podem continuar a fazer a diferença em Summoner’s Rift.

As mudanças nos acampamentos da selva irão recompensar decisões inteligentes em relação a pathing. Com a desvalorização da EXP concedida por monstros, será ainda mais importante para jogadores da função conseguir otimizar o farm. Isto é uma mudança positiva, uma vez que valoriza o jungler que entende sobre sua role.

Porém, campeões que focam em ganks no early game para ajudar as lanes podem acabar sendo prejudicados com isto, uma vez que tempo investido em ajudar lanes agora pode resultar em desvantagens de nível mais significativas em relação aos campeões das rotas. Com isso, campeões como Karthus, Kindred e Graves, entre outros que se destacam em farm e invasões na selva adversária, podem ser mais proeminentes no meta da Atualização 9.2.

Grande mudanças em Campeões na Atualização 9.2:

Galio

GalioComo Galio tem se destacado pelo poder acima da curva de seu Q, o patch 9.2 vem com uma grande diminuição em seu dano e um aumento em seu custo de mana. Ventos de Guerra (Q) é uma habilidade chave para o Colosso na fase de rotas. Estes nerfs podem tirá-lo do grupo de prioridades no competitivo e até mesmo na solo queue. Ah, o Soco Justiceiro (E) também recebeu um pequeno nerf em dano, mas só nos primeiros níveis da habilidade.

 

Irelia

IreliaOutro campeão que vinha tendo muito impacto nas ligas profissionais, Irelia recebeu grandes nerfs na Atualização 9.2. A campeã não aplica dano extra a escudos mais, Surto da Lâmina (Q) teve seu dano reduzido e Lâmina da Vanguarda (R) deixou de desarmar inimigos que passam pela parede. Em compensação, a parede de seu R agora aplica mais dano e tem mais redução de velocidade de movimento. Ainda assim, a Dançarina das Lâminas parece muito mais fraca agora do que no meta anterior e deve aparecer menos nas mãos de profissionais, ou até mesmo sumir dos torneios competitivos por um tempo.

Rakan

RakanContinuamos com a lista de nerfs. A Entrada Triunfal (W) de Rakan agora é ligeiramente mais rápida quando utilizada em alvos próximos, mas se move em câmera lenta quando utilizada para cobrir distâncias maiores. Com isso, uma das funções mais importantes do campeão, a de iniciar lutas com muita velocidade, sofre muito. A sugestão de main Rakan é começar a usar a habilidade como reação a jogadas adversárias ou para seguir e completar jogadas de aliados, ao invés de utilizar como iniciação principal de lutas. No competitivo, Rakan deve ser uma escolha muito menos prioritária e talvez suma por um tempo, até os jogadores se acostumarem com a mudança.

Pequenas mudanças em Campeões na Atualização 9.2:

Aatrox, Urgot e Cassiopeia têm sido escolhas prioritárias no cenário competitivo. Os três receberam pequenos nerfs na Atualização 9.2 que não deve afetá-los muito, mas faz com que sejam menos difíceis de lidar.

Volibear, Shyvana, Jarvan IV e Yorick receberam buffs que parecem interessantes, mas não deve colocá-los na parte de cima da lista de boas escolhas. Para o J4, isso vem também dos nerfs de Galio que podem tirá-lo do meta, já que o combo entre os dois é bem valioso.

Ornn e Neeko receberam pequenos buffs que não devem fazer grandes diferenças. Já o buff do Aurelion Sol, que o permite reativar sua Oscilação Estelar (Q) mais rapidamente, deve ajudá-lo a lidar com assassinos corpo-a-corpo com menos dificuldade.

Jax, Brand e Zyra sofreram alguns nerfs de pouco impacto. Jax e Brand tem um pouco menos de dano e Zyra um pouco menos de regeneração de mana. Kassadin perdeu armadura no início e ao longo da partida, o que deve fazer com que fique ainda mais fácil abusar do Andarilho do Vazio na fase de rotas, não só com campeões de dano físico, mas também com ataques básicos a longa distância de magos. Entre os nerfados também está Tahm Kench, que agora não pode transportar aliados em combate na sua Viagem Abissal (R).

Kayn, Evelynn e Kled receberam pequenos ajustes relacionados a bugs e qualidade de vida. A transformação de Kayn agora é mais fácil de entender e controlar.

Sylas, o novo campeão, será lançado durante a Atualização 9.2. O que mais chama a atenção sobre a nova adição ao jogo até agora é sua habilidade de “roubar” ultimates de adversários.

Image result for sylas
Sylas, o próximo campeão de League of Legends.

Atualização 9.2 no competitivo:

O fim da prioridade de Irelia, Galio e Rakan são as óbvias conclusões do patch 9.2. Akali nem apareceu na atualização e deve ser uma escolha mais disputada ainda, considerando que as outras prioridades foram nerfadas.

Apesar de podermos especular, as consequências das mudanças na selva ainda são um mistério, mas abre espaço para uma transformação radical no meta da jungle. Falando na selva, Karthus e Graves devem ser escolhas poderosíssimas na função durante o ciclo 9.2.

A Atualização 9.2 só deve entrar em vigor no cenário competitivo a partir da semana que vem. Até lá, saberemos com mais certeza sobre a cara do novo meta.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *