Conheça os jovens que se dedicam a aparecer em transmissões de esports

Conheça os jovens que se dedicam a aparecer em transmissões de esports

Os Tweeters, como vêm sendo chamados,  dedicam suas vidas a emplacar tweets em transmissões do CBLoL e Circuitão.

Alguns buscam fama, competição e diversão. Outros vão atrás das brigas, sexo e drogas. Independente do motivo, uma coisa é certa: os jovens de hoje em dia só pensam nos famosos esportes eletrônicos, ou esports.

Apesar do grande sonho dos que estão começando ser seguir os passos de lendas como Faker, Fallen, Daigo e Yoda, muitos não conseguem acompanhar o ritmo que o profissionalismo exige. Os que desistem, mas ainda desejam trilhar um caminho no cenário acabam encontrando outras áreas para participar, passando pela narração, jornalismo ou, em casos mais extremos, análises no twitter.

Entre as alternativas, uma vem tendo cada vez mais adesão: a de emplacador de tweet em transmissões. Eles são pessoas que dedicam seus dias para ter um tweet transmitido no CBLoL, no League News, no Depois do Nexus ou no Circuito Desafiante, cada um com sua própria abordagem e estilo.

O eInsider conseguiu conversar com um desses jovens, conhecidos como Tweeters, que preferiu se identificar apenas como “Bê”. O jovem de pouco mais de 23 anos começou nesse meio há pouco mais de um ano, mas já coleciona em seu currículo tweets no CBLoL e no League News, os dois mais disputados pelos participantes da “modalidade”.

“Na verdade eu comecei com isso sem querer. Tava comentando sobre uma jogada no twitter no primeiro split de 2017 acho e acabou saindo na stream por causa da hashtag.”. Foram mais algumas vezes aparecendo na transmissão sem querer, até que seus amigos foram falar empolgados com ele, “foi a partir dai que resolvi me dedicar a isso”.

Riot Games fomentando o mercado de Tweeters.

Segundo Bê, sua vida mudou completamente após se tornar um Tweeter. Ao invés de assistir animes após voltar da faculdade, suas tardes passaram a ser ocupadas pelos mais diversos estudos, desde como fazer seus tweets terem maior aderência até sobre a vida pessoal dos jogadores profissionais e como estão performando na soloq.

“Primeiro fui atrás de achar uma identidade, uma personalidade. Tem gente que é mais clássica, que manda exatamente o que a transmissão quer ler, mas eu prefiro tentar ser escolhido com os memes. Definir uma rotina de estudos veio em seguida, a gente tem que acompanhar as streams dos jogadores, ver se teve alguma treta nas redes sociais, se o cara tá com um pick muito bizarro.”

Toda essa preparação é feita semanalmente, para que ele consiga chegar aos programas e torneios sempre atualizado. O ideal, segundo seu relato, é separar de 2 a 3 memes para cada uma das equipes que jogam no dia e também para os narradores e apresentadores, esperar o momento certo e postar usando a hashtag oficial. Mesmo não tendo uma proporção de quantos tweets são necessários por dia para aparecer nas transmissões, garante que sua média é de pelo menos um por semana.

Para ele, o ponto alto de sua carreira até agora foi ter aparecido ao vivo no League News, programa de entretenimento da Riot Games, o que o rendeu até admiradores. “Tava de bobeira numa quarta assistindo o League News e mandei pra eles que ia pintar o cabelo se meu tweet aparecesse ao vivo. Claro que foi pro ar, e, como sou um homem de palavras, pintei e mandei um vídeo resposta, que também apareceu na outra semana. Dois amigos ficaram tão impressionados que vieram pedir dicas sobre como aparecer também. Um mês depois, os dois saíram comentando sobre a final e estão se preparando pra estrearem como Tweeters também.”

Um dos amigos de Bê no League News, que preferiu não se identificar.

Quando perguntado se ele tem algum retorno por todo seu trabalho, Bê se mostra calmo, porém esperançoso. “Faço isso por diversão e pra passar o tempo, não chego a receber nada, mas as vezes consigo um like de um pro player e uns followers. Quem sabe alguma org do tier 3 não me chama pra ser social media um dia!”. No fim, ele deixa um singelo recado a quem deseja seguir seus passos: “nunca deixe de seguir seus sonhos, e aproveita pra me seguir no twitter”.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *