Inside the Basics: controle de onda de minions

Inside the Basics: controle de onda de minions

O controle de ondas de minion é um dos conceitos estratégicos mais comentados por entusiastas de macro. Ainda assim, esse tipo de jogada não recebe o destaque que merece durante transmissões ao vivo.
Para explicar esse fundamento e muitos outros temas importantes, criei a série Inside the Basics, uma coluna que vai ensinar tudo que você precisa saber sobre League of Legends. Vamos usar a segunda partida entre INTZ e-Sports e Redemption eSports POA válida pela Superliga ABCDE como exemplo.

O estado da partida:

Eram quase trinta minutos de jogo. Os times estavam empatados em ouro, mas a INTZ tinha a vantagem de abates e 3 mil de ouro. Apesar disso, os jogadores de ambos os times estão em um nível de força relativamente parecido. Naquele momento a diferença mais relevante na partida era na quantidade de teleportes disponíveis: um para os intrépidos e nenhum para a equipe de Porto Alegre.

A vantagem de Teleporte de Tay foi crucial para a INTZ vencer a teamfight.

A execução:

Aos exatos 29:20 a INTZ inicia uma luta com a Flecha de Cristal Encantada de Mills no momento em que a RDP começava a limpar a visão de sua selva. Perceba a reação dos top laners: Nyu, sem Teleporte é forçado a usar o seu ultimate para chegar a tempo da teamfight; enquanto isso Tay limpa a onda de minions na rota inferior e chega na luta após usar seu TP. Os intrépidos garantiram o único abate e venceram a luta, mas esse não foi o fator que decidiu a partida.

Tay usa o Teleporte após limpar a onda de minions que estava atacando a torre tier 1 da rota inferior.

O resultado:

Minutos depois, a INTZ se prepara para fazer o Barão Nashor e a Redemption aparece na região para contestar o monstro épico. As equipes dançam e trocam o controle de visão em torno do objetivo e aos 31:30 a jogada de Tay é recompensada. Uma onda de minions enorme pressiona a torre do bot e a Redemption não pode defende-la e responder à iniciação do Barão por parte da INTZ. Aos 32:00 Nyu aparece na rota inferior e os intrépidos puxam o gatilho. A INTZ conquista o objetivo, vence a teamfight e finaliza a partida em seguida.

A INTZ não hesitou e iniciou o Barão no momento em que Nyu aparece para limpar a wave no bot.

A importância do controle de ondas de minion:

Enquanto os dez campeões dançam em torno do Barão ou se encaram despretensiosamente na rota do meio, dúzias e dúzias de minions se enfrentam nas side lanes. Em muitas partidas eles são os heróis invisíveis que garantem a vitória de seu time.

  1. Excelente matéria sobre controle de waves. É algo que não acontece muito nos elos mais baixos, porém é de extrema importância no jogo saber a hora de frizzar e fazer com que achem que estão colocando pressão, fazer o harass, push, slowpush. Tudo qnd bem executado e atrelado a visão de mapa, é GG

    1. Fala, Matheus! Você pode utilizar o conceito exatamente da mesma forma que em jogos competitivos e obviamente aumenta as suas chances de vitória.

      Veja a situação dessa forma: se você é o único jogador que entende e usa controle de ondas adequadamente, é um diferencial exclusivo seu. É como se você fosse o único maratonista que pudesse tomar água durante a prova. Se você ficou interessado, tem vários guias no Youtube explicando como controlar as waves. Inclusive, eu tenho um material muito bom sobre isso, só que é em inglês.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *