A final da Superliga ABCDE vem aí

A final da Superliga ABCDE vem aí

O confronto entre INTZ e paiN Gaming é considerado por muitos um clássico do League of Legends brasileiro. A história desta rivalidade terá seu próximo capítulo escrito neste domingo, dia 23/12, quando as equipes se enfrentarão pelo título da Superliga ABCDE 2018.

A Superliga ABCDE foi dominada pelas duas equipes finalistas. A paiN foi a melhor equipe na fase de grupos do torneio, enquanto a INTZ também mostrou muita competência, perdendo apenas para seus adversários de domingo durante a fase de pontos. Com isso, podemos esperar uma batalha acirrada na grande decisão.

Antes de apostar em favoritos e resultados, é importante constatar que há certas diferenças entre a abordagem das duas equipes em relação à Superliga. Enquanto a INTZ ainda tem espaço para mudanças para a temporada 2019, a paiN parece estar montada para o próximo ano. Com isso, pode haver um sentimento de responsabilidade de vencer maior por parte da equipe rubro-negra.

Mas ainda assim, é dentro de Summoner’s Rift que se decide o campeão. Neste exato momento, ambas as equipes estão se preparando para a melhor de cinco. Mas qual é o melhor caminho para a paiN buscar a vitória? E para os intrépidos?

O talento individual do elenco da paiN:

Como dito acima, a paiN parece estar com o elenco definido para começar a campanha da nova temporada. E é um elenco de peso, com jogadores talentosos. O destaque do time na Superliga ABCDE até aqui vai para Minerva e Tinowns, que vêm tendo excelentes atuações individuais e complementado bem um ao outro nas partidas.

PNG Minerva
Minerva, jogador da selva da paiN, será uma peça central para o sucesso da equipe na decisão da Superliga ABCDE.

Minerva precisa de apoio para exercer sua ofensividade característica, com suas invasões na selva e suas trocas agressivas. Seu mid laner é quem tem dado este apoio, e para garantir este suporte, é importante que o jungler da paiN ajude Tinowns a exercer pressão na rota do meio. Se Minerva trabalhar para fazer a vida de seu mid laner mais fácil, Tinowns pode retribuir o favor, o que pode desencadear grandes vantagens para a equipe.

Quanto às rotas laterais, muitas das vantagens da paiN podem ser definidas na seleção de campeões. Ayel é um jogador que estará mais confortável em situações de um contra um ou dois contra dois na rota do topo. Escolhas como Aatrox, Kled ou até mesmo a Camille pela qual o jogador é conhecido podem forçar situações favoráveis ao top laner da paiN. Já na rota inferior, escolhas que conseguem sobreviver bem à de rotas, mesmo sob pressão e contribuem mais para lutas em grupo podem ser as melhores opções para complementar o estilo de jogo que a equipe tem mostrado. Ezreal, Sivir e Jhin podem ser boas escolhas para esta abordagem, principalmente se acompanhados de suportes versáteis como Rakan.

Nas fases decisivas do jogo, a paiN deve buscar forçar os adversários a responder a pressão nas rotas laterais, especialmente com Ayel. Isto criará espaço para que explorem situações de vantagem numérica ou de controle de mapa e conquistem objetivos, sufocando os intrépidos com situações de 1-3-1 ou 4-1, até não haver mais Nexus para defender.

A refinada comunicação e organização da INTZ: 

Os intrépidos chegaram à decisão da Superliga ABCDE por um estilo diferente de seus adversários. Enquanto a paiN apostou muitas vezes no potencial que alguns de seus jogadores têm para carregar partidas, a INTZ colocou suas fichas no célebre macro gameplay. O entrosamento foi a chave até aqui, e deverá ser de novo na grande final.

Como Minerva tem uma maneira agressiva e deverá ter em suas mãos escolhas que tonificam esta qualidade (como Nocturne, Graves e Evelynn), Shini terá que contrastar isto, e jogar focado em habilitar seu time, ao invés de focar em travar o jogo do jungler adversário. Será necessário que o time colabore com sentinelas que informem a localização de Minerva no mapa com a maior frequência possível, para que o jungler da INTZ possa responder com jogadas em outras áreas do mapa.

Equipe da INTZ na Superliga 2018.
Trabalho em equipe e coordenação serão as chaves para a INTZ buscar a vitória. (Divulgação / INTZ e-Sports)

Evitar que os jogadores da selva se enfrentem muito nos inícios das partidas e dar vantagens a Tay na rota do topo serão pontos importantes para que a INTZ chegue ao ponto em que podem forçar lutas em grupo, nas quais podem superar a paiN.

Nas seleções de campeões, é importante que a equipe priorize escolhas que permitam que vantagens sejam construídas no topo, além de campeões na selva e no meio que tenham bom wave clear e consigam não ceder vantagens a Tin e Minerva. Urgot, Gragas e Malzahar vêm à cabeça como boas opções primárias para esta abordagem.

A INTZ precisa sobreviver aos momentos em que a paiN costuma tomar controle das partidas, os momentos em que a equipe rubro-negra busca lutas 1 x 1, 2 x 2 ou 3 x 3. Se os intrépidos não concederem grandes vantagens nessas fases da partida, o entrosamento apurado da equipe poderá fazer a diferença nas lutas 5 x 5 e levar a equipe ao título.

O resultado do resultado:

A paiN venceu todas as séries que jogou até agora, inclusive contra a própria INTZ. Com isso, muitos considerarão a tradicional equipe como favorita. Ainda assim, numa série melhor de cinco entre as duas melhores equipes do torneio, é impossível prever um resultado com precisão.

Porém, levando em conta a função que a Superliga ABCDE tem, como um torneio de pré-temporada, mais importante do que o resultado é o que vem depois. O time que sair vitorioso no domingo sentirá mais segurança em seu planejamento para a próxima temporada, enquanto quem ficar em segundo sentirá que algo precisa mudar para 2019, e se perguntará qual transformação será necessária.

Dito isto, esperamos, acima de tudo, uma série disputada e bem jogada. Confrontos entre INTZ e paiN são um clássico brasileiro e esperamos a clássica qualidade neste encontro. Você poderá acompanhar a decisão do domingo nas transmissões da Superliga ABCDE, a partir das 14 horas, horário de Brasília.

    1. Caio, rubro-negro é uma referência que pode ser feita à qualquer equipe com as cores vermelha e preta. No caso desse post a paiN Gaming, no caso do futebol o Athletico Paranaense, o Atlético Goianiense e muitos outros times também são rubro-negros.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *